quarta-feira, maio 10, 2006

Competindo através do comportamento organizacional


Certamente um dos grandes entraves enfrentados pelas organizações é de manter seu pessoal orientado para o sucesso a todo tempo. Recentemente li o livro – Comportamento Organizacional, Hollenbeck, John R. e Wagner, John que destaca inúmeras variáveis que influenciam o comportamento organizacional. As empresas, tal como os países, têm uma cultura única. Essa cultura não é aquela colocada na Declaração de Missão, mas sim a que efetivamente prevalece no dia-a-dia das decisões. Cultura não resulta de uma decisão, de um documento ou de um conjunto de instruções. Cultura é o caldo resultante dos talentos e das mediocridades da empresa. De nada adianta a diretoria tentar impor regras de conduta exemplares para supervisores e gerentes, por exemplo. Os subordinados não acreditam no que lêem, mas sim no que escutam e imaginam perceber. Um simples ato injusto e impune, por exemplo, pode destruir o espírito de fraternidade gerado por dezenas de festas custeadas pela empresa. Por outro lado, pode-se usar a comunicação honesta e clara para fazer crescer a confiança interpessoal na empresa e para desenvolver uma cultura propícia ao progresso da empresa. Em existindo essa base, pode-se pensar em estabelecer na empresa uma cultura estratégica, pré-requisito para a implementação bem sucedida de um processo de planejamento estratégico. Basicamente, constitui-se de um senso geral de objetivo, compromisso e urgência, uma metodologia de avaliação de sucesso, uma motivação para o aprendizado contínuo e um pensamento organizacional orientado para questionar as relações de causa/efeito dos processos de trabalho. A reflexão que sugiro que faça - é que o comportamento organizacional nunca estará pronto e tão pouco terá um modelo ideal, pois arrisco em dizer que sua fórmula para o sucesso é estar em constante transição. Quando nos referirmos ao comportamento coletivo, inevitavelmente temos que nos atentar aos fatores motivacionais, culturais e percepções, as organizações precisam desenvolver, bem como modelar um comportamento que contemple características de identidade voltada aos seus respectivos mercados.
Recomendo a leitura de capítulos que achei pra lá de interessantes:
> Comportamento microorganizacional
> Percepção, decisão e criatividade
> Motivação e sistemas de trabalho de alto desempenho
> Interdependência e relações entre papéis
> Liderança de grupos e organizações

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