quarta-feira, abril 05, 2006

Marketing, uma questão de lucratividade.


O sucesso do marketing não pode ser medido pela satisfação de clientes, e sim pelos índices de rentabilidade e lucratividade. Tomar decisões frente ao planejamento de marketing não é tarefa fácil, porém, temos a obrigação de justificar os esforços direcionados ao marketing como forma de mensurar e avaliar os objetivos da empresa.
Fazer marketing custa muito dinheiro e nem sempre vender uma idéia é uma missão tão simples assim. Do contrário o que muitas pessoas pensam - propaganda é marketing, mas nem sempre marketing é propaganda. Primeiro precisamos definir objetivamente o que difere um do outro. Propaganda é o ato de vender uma idéia, já marketing é um conjunto de ações que visa a maximização de lucro de uma organização. Marketing é sistêmico, propaganda é pontual, marketing é cultural, propaganda é situacional. Enfim, teríamos várias outras definições para diferenciar o marketing da propaganda, contudo, cabe ressaltar que ambos são responsáveis diretos pela lucratividade da empresa,um bom projeto de marketing deverá necessariamente apresentar uma performance econômico-financeira como forma de viabilizar sua exeqüibilidade.
No início dos anos 90 houve um processo horizontalização de hierarquia das empresas, aonde setores e profissionais especializados contavam com uma grande interação de resultados de um setor para outro. No campo do marketing isso se intensifica ainda mais, pois o marketing reúne todas as áreas de uma empresa. Avaliar a lucratividade orçada e realizada, passar a ser função essencial dos autores do projeto de marketing. Apurados isoladamente os índices; TIR (taxa interna de retorno), VPL,VP(valor presente líquido), ROI, Payback ( retorno sobre investimento e EVA (Economic Value Added) não garantem o sucesso do projeto, é preciso uma análise crítica sob as opções e condições de investimento disponíveis no mercado a curto, médio e longo prazo com intuito de consolidar a melhor decisão de investimento.

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