terça-feira, setembro 06, 2005

Cultivando a Marca que há em você



Passando pela avenida Paulista notei como nunca antes a selvageria de exposições de outdoors pelas calçadas e prédios comunicando marcas dos mais diversos segmentos de mercado. Da Consolação à estação Paraíso os luminosos noturnos davam um brilho a mais à avenida e a confirmação de um cartão postal do maior pólo financeiro do país. O que finalmente essas marcas esperam é atrair o público numa tentativa de tornarem seus planos de negócios (Business Plans) realizados. Para tanto, não basta apenas divulgar uma marca, tem que haver valor e atributos benefícios perceptíveis aos olhos do consumidor. Sendo assim, será que nós temos nossa própria marca, será que não temos que divulgá-las como as famosas Tradersmarkers? O que nós faz diferentes das empresas ? Quem nos consumiria?
São perguntas que não querem calar meu caro (a), pois numa sociedade onde o capitalismo é a essência da sobrevivência, sempre nos dispomos a ser consumido quando estamos empregados. Quanto vale sua marca, quais são seus atributos benefícios para uma empresa lhe contratar? Qual é o seu valor ?
Assim, não muito diferente da marca de uma empresa, você tem que renovar, atualizar, agregar valor continuamente para que sua marca não fique esquecida e com isso deixe de atender as necessidades de seu consumidor (empresa). Para isso, existem algumas formas para você fortalecer a sua marca, vejamos:

Façamos inicialmente o que as empresas costumam fazer antes de traçar um plano marketing ou qualquer outro projeto, faça uma análise SWOT - Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats de seu perfil, ou seja, quais são seus pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades. Isso lhe facilitará na escolha de um caminho a trilhar e de como posicionar sua marca ao mercado de trabalho.

Aspecto Profissional; sabemos que na maioria das vezes ao ingressar num curso técnico ou superior requer disponibilidade financeira, pois os custos são altos e nem sempre o retorno é garantido, a seleção com base nesses requisitos deixaram de ser a muito tempo a garantia de estar empregado.
Caso não possua um curso técnico e deseja fazê-lo, procure avaliar quais são os principais motivos de se ter um e se são compatíveis com seus objetivos. Em caso de curso superior ou pós-graduação não é diferente, aposte naquilo que realmente agregará valor não somente ao aspecto cultural, mas principalmente profissional, lembre –se, agregar valor em sua marca é uma questão de tornar a concorrência apenas menos acirrada..

Aspecto Cultural; se habitue ao ato ler de tudo e não simplesmente textos de interesse específico ou de maior afinidade, jornais e Internet são fontes inesgotáveis de diversos assuntos, mantenha-se informado, uma marca bem informada se adequa mais facilmente às necessidades do dia-dia, bem como ao do seu próprio consumidor.

Aspecto Comunicação ; de que vale possuir tantos valores se ninguém o (a) conhece, faça o máximo de contatos com pessoas que possam e não possam divulgar sua marca, pois muitas vezes essas pessoas são uma espécie de vitrine ou seu próprio outdoor.

Aspecto Apresentação: é quase tudo, carisma e ouvidos são fundamentais nesta fase, permitir-se ouvir mais do que falar te ajudará a formalizar uma idéia, opinião ou concluir um raciocínio. Sua marca tem quer ter um design arrojado, acessível e que desperte a atenção de seu consumidor. Nunca queira transmitir valores que sua marca não possua - como linguagem, expressões, termos ou palavras que não conhece efetivamente seu significado, mas que numa tentativa de impressionar seu consumidor, você acha que está se dando muito bem. Relatar ter tido experiências nunca vividas é muito perigoso, pois você pode estar fazendo propaganda enganosa além de fato, correr o risco de alguém lhe recomendar óleo de peroba. Estar sempre à disposição para lidar com situações desconhecidas sempre será fator de enriquecimento à sua marca, pois estará ampliando o terreno de seu conhecimento.

Atente sempre para uma boa reputação de sua marca, não deixe que os concorrentes o desestimule e lembre-se que o maior patrimônio de sua marca é o que você pode oferecer a uma outra.


Ernani J. Alves
São Paulo - SP
05/03/05

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