terça-feira, julho 27, 2010

Em busca da autoestima por meio do consumo!

As pessoas que consomem produtos de luxo conquistam a autoestima e a sensação de pertencimento a grupos sociais. O consumo pode ser encarado como um ato inconsciente de compensar frustrações, bem como, a ausência de reconhecimento dos valores sociais da pessoa. Neste sentido, dar-se-á enfoque aos fatores cognitivos da pessoa, dos quais a psicologia comportamental ocupa um espaço de destaque e muitas vezes preponderante na decisão de compra. A escassez de dinheiro neste sentido não inviabiliza o consumo, pois pesquisas apontam que a classe média gasta em torno de 30 a 60% da renda familiar para adquirir produtos de luxo.


"O trampolim para conquistar a autoestima pode estar no consumo".

"Os desejos de pertencimento e autoestima podem ser supridos pelo consumo"


"O consumo pode compensar  frustrações por meio do pertencimento a um grupo de referência e conquista da autoestima".


"As pessoas por sua natureza sentem falta de serem reconhecidas nem sempre por aquilo que elas efetivamente são, mas por algo (imagem) que elas valorizam".

Nenhum comentário: