terça-feira, setembro 06, 2005

Certificação ISO 9001, o caminho para a cultura da Qualidade Total



A ISO – International Organization of Standardization é um órgão técnico da ONU criado em 1946 e é responsável por normas técnicas de todos os segmentos industriais. A Inglaterra foi pioneira na adoção da norma ISO 9000 através de suas empresas, e posteriormente sua aplicação se espalhou por toda a Europa. No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) nacionalizou a série de normas ISO 9000 como série NB 9000 em junho de 1990.
Teoricamente alguns benefícios são esperados após a certificação ISO 9001, são eles:


PARA A EMPRESA

Passaporte para exportação
Aumento da lucratividade através da redução de custos.
Redução de riscos de perdas da imagem, reputação ou clientes (estratégia de marketing).
Sobrevivência dentro do atual cenário de competitividade.
Garantia de qualidade em produto e serviços.
Satisfação de clientes.
Ampliação da participação de mercado.
Aumento no faturamento

PARA OS FUNCIONÁRIOS E COLABORADORES
Maior integração entre os setores
Maior participação, melhor desenvolvimento e motivação.
Maiores oportunidades de aprendizagem e crescimento.
Melhores condições para a monitoração de processos
Participação direta em resultados
Liderança como fator capacitação e desenvolvimento dos funcionários

PARA OS CLIENTES
Maior confiança na empresa
Satisfação em relação aos serviços e produtos adquiridos através da garantia de qualidade.
Redução de custos

PARA A SOCIEDADE

Desenvolvimento econômico e cultural da Nação
Competitividade

Num mercado, onde a competitividade é cada vez mais acirrada, empresas buscam intensificar o relacionamento com seus clientes através do fornecimento de produtos ou serviços com qualidade reconhecida. Aderir a um programa de qualidade pode não ser o melhor investimento para aqueles que almejam apenas o brilho do marketing, pois a certificação ISO 9001 não requer apenas o atendimento às normas, é preciso ter uma filosofia de trabalho com a qual possamos nos fortalecer dia-dia em prol da satisfação de nossos funcionários, colaboradores e clientes. Há situações, por exemplo, que a empresa não está preparada culturalmente para mergulhar em uma certificação, “engessada” pelas dificuldades em se adequar à norma, os resultados são totalmente contrários e conflitantes face às expectativas no início da implantação do Sistema. Outra situação muito comum é a pós-certificação, depois da conquista, há naturalmente uma leve desatenção aos trâmites operacionais, pois é justamente neste momento que a empresa deve incorporar e estabelecer diretrizes para prospecção de mercado como uma forma de garantir um desenvolvimento sustentável. A certificação ISO 9001 deve ser encarada como uma oportunidade de desenvolvimento e crescimento, porém, não esperemos que ela nos forneça “diretamente” a boa qualidade em nossos produtos ou serviços, ela apenas nos proporcionará meios de adequação de processos e de como evoluir continuamente.



Ernani J. Alves
29/09/04 - SP

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